Atualmente, na era da quarta revolução industrial, também conhecida como
Indústria 4.0 (I4.0), a tecnologia Robotic Process Automation (RPA) tem sido
considerada uma importante ferramenta de transformação digital em operações e
cadeias de suprimentos, em função da sua abordagem leve para automatizar e
otimizar tarefas repetitivas, agilizar e aprimorar os processos internos, e controlar
processos de negócio de ponta a ponta, o que permite a redução de custo e do risco
operacional. Impulsionado pelo COVID-19, o mercado de tecnologias RPA
continua sendo um dos segmentos que mais cresce no mercado de software
corporativo. Entretanto, na literatura acadêmica ainda há poucos trabalhos
referentes ao tema RPA com a abordagem voltada para a cadeia de suprimentos,
ainda que seja cada vez mais utilizado na área de compras com foco na
automatização dos processos. Além disso, apesar de existirem modelos de aceitação
de tecnologia (e.g., TAM e TAM2), que possuem critérios relevantes para apurar a
inovação, ainda existem poucos estudos que combinem esses critérios com métodos
de apoio multicritério a decisão para propor uma metodologia mais robusta para
seleção de tecnologias na era I4.0. E, pela análise da literatura ainda não há
pesquisas relacionando critérios para adoção de tecnologias RPA e abordagem
multicritério em grupo pelas lentes da teoria da difusão da inovação. Diante disso,
o objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia para avaliação de plataformas
de RPA no contexto da I4.0 e pelas lentes da teoria da difusão da inovação. Esta
metodologia é testada a partir da seleção de uma plataforma de RPA para aplicação
no processo de compras de uma empresa operadora offshore de petróleo, gás e
energia eólica. A metodologia da pesquisa envolve métodos mistos, com
abordagem multicritério em grupo, a qual combinou dois métodos: Fuzzy Delphi e AHP-express, e a coleta de dados através de questionários estruturados elaborados
a partir dos relatórios das empresas de consultoria Gartner (2021) e Forrester (2021)
referentes as plataformas de RPA presentes no mercado. Os resultados da pesquisa
indicaram que a plataforma de RPA Workfusion foi a melhor plataforma a ser
aplicada na área de compras da empresa, o que pode estar relacionado a sua boa
performance nos critérios: processamento de dados estruturados, automação
assistida e aplicativos de RPA desenvolvidos para usuários de front-end. Por outro
lado, a plataforma de RPA Blue Prism foi a pior avaliada, possuindo baixa
pontuação nos critérios: disponÃvel na cloud, dashboards integrados e automação
autônoma. Assim, do ponto de vista prático, o trabalho contribui com uma nova
metodologia seleção de plataformas de RPA para o setor de compras, a qual possui
relevância para literatura acadêmica e traz a sua contribuição para indústria que em
futuros estudos, deve ser aplicada a mais empresas da indústria de petróleo, gás e
energia eólica.
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